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CAVALO DE FOGO

CAVALO DE FOGO FOI UM DESENHO ANIMADO DA DÉCADA DE 80 PRODUZIDO PELA HANNA-BARBERA ORIGINALMENTE PARA EXIBIÇÃO NA REDE DE TELEVISÃO AMERICANA CBS. NO BRASIL FOI EXIBIDO PELO SBT. O DESENHO CONTAVA AS AVENTURAS DE SARA, UMA GAROTA DE 13 ANOS , QUE CRESCEU NO OESTE AMERICANO E DESCOBRIU SER UMA PRINCESA DE OUTRA DIMENSÃO. SARA TORNAVA-SE AMIGA DE UM CAVALO DESTA OUTRA DIMENSÃO, O CAVALO DE FOGO.

KISSYFUR - AVENTURA NA FLORESTA

DOIS URSOS FAZIAM SHOWS NO CIRCO . EM UMA VIAGEM , O VAGÃO DO TREM QUE OS LEVAVA PARA UM CIDADE ONDE ACONTECERIAM NOVAS APRESENTAÇÕES DESCARRILHOU E ELES ENCONTRARAM A LIBERDADE . COM ESTE ENREDO , COMEÇAM AS AVENTURAS DE KISSYFUR E SEU PAI, GUS. POR AQUI , AS HISTÓRIAS TIVERAM EXIBIÇÃO GARANTIDA NOS PROGRAMAS INFANTIS DO SBT DA DÉCADA DE 80.

 

HONEY HONEY

O ANIME "HONEY-HONEY" É BASEADO NUMA SÉRIE DE MANGÁ (quadrinhos japoneses) DA DÉCADA DE 60. SUA ADAPTAÇÃO PARA TV APARECIA 20 ANOS DEPOIS, EM 1981, PRODUZIDO PELA KOKUSAI EIGASHA. A ÉPOCA EM QUE SE PASSAVA RETRATA O PERÍODO DA II GUERRA MUNDIAL (1939-1945). REUNINDO AVENTURA E COMÉDIA NUMA MESMA DOSE , TEMOS COMO FOCO DA SÉRIE A FUGA DE FAVOS DE MEL E LILI PELO MUNDO. ESSA CARACTERÍSTISCA É NOTADA NOS TÍTULOS QUE ELA LEVA EM OUTROS PAÍSES : "Honey Honey´s wonderful adventures" (E.U.A.) e "I Fantastici Viaggi di Fiorellino" (Itália).

O INÍCIO
TUDO COMEÇA NA AÚSTRIA, NA NOITE DO ANIVERSÁRIO DA PRINCESA FLORA , UMA MOÇA EGOISTA E MUITO VAIDOSA , QUE DETESTA TODOS AO SEU REDOR . ELA POSSUÍA UM LINDO ANEL DE SAFIRA , CHAMADO "o sorriso do amazonas". NESTA MESMA FESTA SURGE FÊNIX , UM CHARMOSO E BONITO LADRÃO ,QUE INSINUA QUE A BELEZA DE FLORA É RESULTADO DO ANEL QUE USA . COM MUITA RAIVA , ELA ENFIA O ANEL DENTRO DE UM PEIXE FRITO E ATIRA PELA JANELA. A GATINHA LILI, QUE PASSEAVA PELOS TELHADOS DE VIENA , ENCONTRA NO PEIXE A POSSIBILIDADE DE UM DELICIOSO JANTAR E O DEVORA . TODOS NA CASA DE FLORA OBSERVAM A CENA , E ELA ARREPENDIDA , DECLARA QUE AQUELE QUE CONSEGUIR RECUPERAR O ANEL TERÁ SUA MÃO EM CASAMENTO .LILI, QUE AGORA POSSUI O ANEL EM SEU ESTÔMAGO, FOGE IMEDIATAMENTE DANDO ÍNICIO A UMA PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL. FAVOS DE MEL SE DESESPERA QUANDO VÊ QUE QUEREM ABRIR A BARRIGA DE SUA GATA NÃO VÊ OUTRA SAÍDA A NÃO SER FUGIR PELO MUNDO . A PARTIR DAÍ, A TRAMA COMEÇA A SE DESENROLAR . QUATRO HOMENS DOIDOS , FÊNIX E FLORA NÃO VÃO DAR UM MINUTO DE PAZ AS DUAS ATÉ CONSEGUIREM SEU OBJETIVO: O ANEL .

CURIOSIDADES:
ESSE ERA UM DESENHO QUE PRIMAVA PELO HUMOR E QUE SEMPRE SUPREENDIA O PÚBLICO . O FINAL É DE MATAR :
- UM MÉDICO RETIRA O ANEL DE DENTRO DA LILI, MAS FÊNIX ROUBA O ANEL E FOGE COMO UM RAIO .
- FAVOS DE MEL DESCOBRE NA VERDADE QUE NÃO ERA ORFÃ , E ERA IRMÃ DE NADA MENOS QUE : A PRINCESA FLORA !

BRASIL:
ESTE DESENHO FOI EXIBIDO NO SBT POR POUCOS ANOS , DE 1987 ATÉ 1991, NOS PROGRAMAS Mara Maravilha, Mariane e Sessão Desenho.

 

CAVERNA DO DRAGÃO

HISTÓRIA:

CAVERNA DO DRAGÃO, OU Dungeons and Dragons, FOI UM DESENHO ANIMADO CRIADO EM 1983, NOS Estados Unidos, BASEADO NO RPG DE MESMO NOME, QUE FAZIA MUITO SUCESSO NA ÉPOCA . O PUBLICO AMERICANO ADOROU A IDÉIA E A HISTÓRIA SE REPETIU AQUI NO BRASIL QUANDO A REDE GLOBO PASSOU A EXIBIR OS EPISÓDIOS NAS MANHÃS DE DOMINGO . APESAR DO GRANDE SUCESSO , A SÉRIE SÓ TEVE TRÊS TEMPORADAS E FOI DEIXADA DE LADO SEM EXPLICAÇÃO.

ENREDO:

DURANTE UM PASSEIO NO NOVO PARQUE DE DIVERSÕES DA CIDADE , UM GRUPO DE CRIANÇAS RESOLVE ENTRAR EM UM NOVO BRINQUEDO CHAMADO Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons), UMA ESPÉCIE DE TREM FANTASMA . O PROBLEMA É QUE O BRINQUEDO É NA VERDADE UMA PASSAGEM SECRETA INTERDIMENSIONAL QUE LEVA OS GAROTOS A UM MUNDO ONDE EXISTEM GUERREIROS , DRAGÕES, MAGOS , ETC . CHEGANDO LÁ ELES SÃO RECEPCIONADOS PELO MESTRE DOS MAGOS (Dungeon Master) QUE OS AJUDA , ENTREGANDO ARMAS MÁGICAS PARA QUE ELES SE DEFENDAM DOS MUITOS PERIGOS DO LOCAL, COMO O VINGADOR E TIAMAT . A SÉRIE GIRA EM TORNO DA BUSCA "CAMINHO PARA CASA " PELOS HERÓIS . AÍ EXISTEM DOIS PROBLEMAS : ELES TERIAM QUE DEIXAR UNI, A UNICÓRNIO DE BOB, E TODAS AS ARMAS MÁGICAS PARA TRÁS . NÃO PODERIAM LEVA-LÁS PARA A TERRA .

O DESENHO Caverna do Dragão COMEÇOU NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1983, QUANDO A CBS EXIBIU O EPISÓDIO Night of No Tomorrow TRADUZIDO NO BRASIL COMO MERLIN , O MAGO, QUE FOI A PREMIERE DO SERIADO . A PARTIR DAÍ A TSR E A MARVEL PRODUCTIONS PRODUZIRAM MAIS 26 EPISÓDIOS.

Primeira Temporada (1983-84):

 

MERLIN, O MAGO

O VINGADOR SE PASSA POR MERLIN E ENGANA PRESTO FAZENDO-O LIBERTAR UM GRUPO DE DRAGÕES QUE VÃO DESTRUIR A CIDADE DE HELIX.

 

O SALÃO DOS OSSOS

AS ARMAS ENFRAQUECERAM E TÊM QUE SER RECARREGADAS NO SALÃO DOS OSSOS, ONDE ESTÃO GUARDADAS AS ALMAS DE GRANDES HERÓIS DO PASSADO.

O OLHO DO OBSERVADOR

SIR JOHN, UM COVARDE, PRECISA CRIAR CORAGEM E ENCARAR UM BEHOLDER (OBSERVADOR) PARA SALVAR OS MENINOS.

 

AS CRIANÇAS PERDIDAS

O GRUPO ENCONTRA UMA COMUNIDADE DE CRIANÇAS SOBREVIVENTES DA QUEDA DE UM NAVA ESPACIAL. ELES RESGATAM ALCOR DO VINGADOR QUE TENTAVA CONSERTAR A NAVE E USA-LÁ .

O VALE DOS UNICÓRNIOS

KELEK TENTA CONSEGUIR SUPER PODERES FAZENDO UM RITUAL USANDO CHIFRES DE UNICÓRNIO .UNI É PRESA E PERDE SEU CHIFRE .OS MENINOS PEDEM AJUDA AO VINGADOR QUE NO FINAL CONFRONTA KELEK.

A BUSCA DO GUERREIRO ESQUELETO

AS CRIANÇAS CONHECEM DEKION, UM ESQUELETO QUE DIZ PRECISAR DA AJUDA DELAS PARA VOLTAR A SER O GUERREIRO QUE ERA. O GRUPO ENTRA NA TORRE DOS CAVALEIROS CELESTIAIS , NA QUAL TÊM QUE ENFRENTAR OS SEUS MAIORES MEDOS.  

EM BUSCA DO MESTRE DOS MAGOS

O DUQUE GUERREIRO CAPTURA O MESTRE DOS MAGOS E AS CRIANÇAS PRECISAM RESGATÁ-LO. NO CAMINHO ELAS ACABAM COM AS MINAS DE ESCRAVOS DE BARAMOR.  

A BELA E A FERA DO PÂNTANO

ERIC O CAVALEIRO É TRANSFORMADO NUMA FERA DO PÂNTANO POR UMA FLOR E PROCURA POR UMA CURA. OS HERÓIS PRECISAM DESTRUIR A REPRESA DO "RIO QUE CORRE AO CONTRÁRIO" PARA TENTAR VOLTAR PRA CASA, MAS PARA ISSO TERÃO QUE DERROTAR UM OGRE GIGANTE COM PODERES MÁGICOS DE UM MEDALHÃO.

 

A SERVIÇO DO MAL

TODAS AS CRIANÇAS EXCETO BOB SÃO CAPTURADOS PELO VINGADOR E PRESOS NA PRISÃO DA AGONIA. BOBBY FICA AMIGO DE KAROX, ESCRAVO DO VINGADOR QUE TOMA CONTA DA PRISÃO. ELES FOGEM E LIBERTAM A TODOS COM A AJUDA DE KAROX E DE CORAÇÃO FORTE, UM GUERREIRO QUE USA UM MARTELO MÁGICO.

A PRISÃO SEM MUROS

AS CRIANÇAS PROCURAM O CAMINHO DE CASA E ENCONTRAM UM POVOADO DE GNOMOS ESCRAVIZADOS. A ÚNICA SAÍDA É PROCURAR O MAGO LUCKIAN NO PÂNICO DAS LÁGRIMAS.  

O JARDIM DE ZINN

BOB É PICADO POR UM ANIMAL VENENOSO E FICA DOENTE. A ÚNICA CURA ESTÁ NO JARDIM DE ZIMM, A RAINHA ZINN PRECISA SE CASAR COM ERIC PARA CONSERVAR O PODER.

A CAIXA

AS CRIANÇAS USAM UMA CAIXA QUE É O PORTAL INTERDIMENSIONAL DE ZANDORA PARA TENTAR COLTAR PARA CASA. ELES CONSEGUEM VOLTAR PARA A TERRA, MAS O VINGADOR TAMBÉM E ENTÃO ELES TÊM QUE RETORNAR AO OUTRO MUNDO.

AS MÁGICAS DESASTROSAS DE PRESTO

UMA MAGIA ERRADA DE PRESTO LEVA A TODOS (menos ele e Uni) PARA UM CASTELO NO CÉU ONDE VIVE UM GIGANTE (qualquer semelhança com "João e o Pé de Feijão" não é mera coincidência). PRESTO E UNI TÊM QUE DAR UM JEITO DE SALVAR O RESTO DO GRUPO.

 Segunda Temporada (1984-85):

 A GAROTA QUE SONHAVA COM O AMANHÃ

AS CRIANÇAS CONSEGUEM FAZER TERRY E SEU CÃO VOLTAREM PARA A TERRA DEPOIS DE PASSAREM POR UM LABIRINTO DO VINGADOR. TERRY TINHA O PODER DE SONHAR COM O FUTURO.

 

 

O TESOURO DE TARDOS

O VINGADOR CRIA UM DEMODRAGÃO PARA PEGAR UMA ERVA RARA DA CIDADE DE TARDOS QUE PODERIA DERROTAR SEU MAIOR INIMIGO , TIAMAT. O DEMODRAGÃO SE REBELA E É DESTRUIDO PELA PRÓPRIA ERVA. NO FINAL DO EPISÓDIO O MESTRE DOS MAGOS FAZ UM COMENTÁRIO INTERESSANTE: " VOCÊ ESTÁ ENGANADO, CAVALEIRO (ERIC). JÁ HOUVE O BEM NO VINGADOR UM DIA .... A MUITO TEMPO ATRÁS. TODO MUNDO COMETE ERROS. O VINGADOR FOI O MEU ".

CIDADE À MARGEM DA MEIA-NOITE

CRIANÇAS DO MUNDO DO D&D E DA TERRA SÃO SEQUESTRADOS E USADOS COMO ESCRAVOS, MANTENDO PARADO UM RELÓGIO GIGANTE QUE NUNCA DEVE MARCAR MEIA-NOITE. BOB É UM DOS CAPTURADOS E O GRUPO TEM QUE IR RESGATÁ-LO.

O TRAIDOR

OS ORCS DO VINGADOR ATACAM A COLÔNIA DOS URSINHOS AMIGOS. OS HERÓIS TENTAM AJUDAR MAS SÃO TRAIDOS POR KANK. NA VERDADE ELE ESTÁ SENDO CHANTAGEADO PELO VINGADOR QUE CAPTUROU BOB.

 

O DIA DO MESTRE DOS MAGOS

ERIC O CAVALEIRO RECEBE OS PODERES DO MESTRE DOS MAGOS E ARRUMA A MAIOR CONFUSÃO.

A ÚLTIMA ILUSÃO

VARLA, UMA GAROTA COM PODERES ILUSIONISTAS , É CAPTURADA PELO VINGADOR PARA ATERRORIZAR UMA REGIÃO. PRESTO SE APAIXONA POR ELA E PARTE PARA O SALVAMENTO.

O CEMITÉRIO DOS DRAGÕES

OS HERÓIS VÃO AO CEMITÉRIO DOS DRAGÕES ONDE SUAS ARMAS TEM PODER AUMENTADO E ATRAEM O VINGADOR. COM QUEM TRAVAM UMA GRANDE BATALHA. O MESTRE DOS MAGOS, NO FINAL DO EPISÓDIO, CHAMA O VINGADOR DE "FILHO".

O FILHO DO ASTRÓLOGO

UMA CIDADE ESTÁ SENDO DOMINADA POR UMA FEITICEIRA DEMONÍACA. DE ACORDO COM UMA PROFECIA LOCAL, SÓ O FILHO DE UM OBSERVADOR DE ESTRELAS PODE ENCERRAR SEU REINADO. O JOVEM KOZAR PARECE SER O ÚNICO DESTINADO A CUMPRIR A PROFECIA, MAS DIANA TAMBÉM É FILHA DE UM ASTRÔNOMO. (O título traduzido é impróprio: um astrólogo estuda a relação dos astros com as pessoas - signos, é diferente de um astrônomo, que estuda os astros em geral).

Terceira Temporada (1985-86)

A ÚLTIMA TEMPORADA PASSOU NA REDE GLOBO POUCAS VEZES, SENDO CONHECIDA POR POUCAS PESSOAS.

A DUNGEON NO CORAÇÃO DA ALVORADA

OS GAROTOS CONJURAM ACIDENTALMENTE UMA PODEROSA FORÇA DO MAL. TANTO O MESTRE DOS MAGOS COMO O VINGADOR TÊM SUAS ENERGIAS DRENADAS NUM COMBATE COM ELA, E PRECISAM RENOVAR SEUS PODERES NUM LAGO MÍSTICO (o Coração da Alvorada) NUMA DUNGEON.

A CIDADELA DAS SOMBRAS

SHEILA AJUDA E RESGATA KARINA, QUE SE DESCOBRE DEPOIS SER A IRMÃ DO VINGADOR. O ASSUNTO DO EPISÓDIO É DE DOIS PODEROSOS ANÉIS.: O Anel do Coração e o Anel da Mente.

O TEMPO PERDIDO

O VINGADOR TENTA MUDAR A HISTÓRIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ELE ACHA QUE SE OS NAZISTAS TIVESSEM GANHO A GUERRA OS MENINOS NUNCA TERIAN NASCIDO E ENTÃO NUNCA TERIAM ENTRADO NO SEU MUNDO. PARA ISSO ELE TRANSPORTA UM AVIÃO (Caça) DA ÉPOCA PARA A SUA DIMENSÃO .

A ODISSÉIA DO DÉCIMO SEGUNDO TALISMÃ

ERIC FICA AMIGO DE UM GAROTO QUE SE APODERA DO DÉCIMO SEGUNDO TALISMÃ, UM PODEROSO ITEM MÁGICO QUE TRAZ O AZAR A QUEM O USA. O MAGO LORLOK TENTA ROUBAR O ARTEFATO.

OS VENTOS DA ESCURIDÃO

OS HERÓIS ENFRETAM UM VILÃO MISTERIOSO COM UMA NEBLINA O ENVOLVENDO QUE ABSORVE SUAS VITIMAS. HANK É ABSORVIDO E CURIOSAMENTE QUEM TOMA A DIANTEIRA DO GRUPO É ERIC ! UMA SIMPÁTICA VELHINHA CHAMADA MARTHA OS AJUDA.

 

 

CAVERNA DOS DRAGÕES BORBOLETA

OS GAROTOS LUTAM PARA PROTEGER UM CLÃ DE DRAGÕES BORBOLETAS DA AMEAÇA DO SENHOR DA GUERRA.

DARTAGNAN E OS TRÊS MOSQUETEIROS

ORIGINALMENTE DO INICIO DA DÉCADA DE 80, ESSE DESENHO ESPANHOL É BASEADO NO CLÁSSICO DO ESCRITOR Alexander Dumas, E AQUI OS PROTAGONISTAS SÃO ANIMAIS.O TÍTULO MOSTRA BEM ESSA REFERÊNCIA TANTO NO ORIGINAL EM ESPANHOL, ONDE TEMOS Mosqueperros (perros em espanhol é o mesmo que cachorro) COMO NO AMERICANO, ONDE FICOU CONHECIDO COMO Dogtanian and the Three Muskehounds.

NO BRASIL: ELE FOI EXIBIDO DURANTE 2 ANOS NO ANTIGO Clube da Criança, POR VOLTA DE 1985, ONDE TEVE SUA CANÇÃO-TEMA GRAVADA POR LUCIANO E PATRICIA (futuros integrantes do trem da Alegria) E TAMBÉM NO PROGRAMA LUPU LIMPIM CLÁPLA TOPO (86), COM APRESENTAÇÃO DE LUCINHA LINS E CLÁUDIO TOVAR. APESAR DE SER EXIBIDOS APENAS COMO Dartagnan e os três Mosqueteiros, EM ALGUMAS LOCADORAS ELE CHEGOU COM O TÍTULO DE "DARTACÃO".

A HISTÓRIA

NO SÉCULO XVI, O JOVEM Dartagnan SAI DE SEU PAÍS DE ORIGEM DE DIREÇÃO A PARIS , COM O OBJETIVO DE SE TORNAR UM MOSQUETEIRO REAL. JUNTO AOS TRÊS MOSQUETEIROS Pothos, Athos e Aramis VAI VIVER GRANDES AVENTURAS.

..." UM POR TODOS E TODOS POR UM "
- A CÉLEBRE FRASE DOS TRÊS MOSQUETEIROS TRADUZIA BEM A CRENÇA EM VALORES NO REINO DE LUÍS XIII. NUM PAÍS ONDE OS DUELOS DE ESPADA ESTAVAM PROIBIDOS, A LUTA PELA JUSTIÇA E HONRA ERAM OBRIGADAS A CONVIVER LADO A LADO COM AQUELES QUE ATENTAVAM CONTRA A COROA.

O PRIMEIRO MINISTRO DO REI, O CARDEAL RICHELIEU, É NA VERDADE O PRINCIPAL ANTAGONISTA DO DESENHO E JUNTO A UMA GATA, DE NOME "M´LADY" (ou Milady) TENTAM A TODO MOMENTO IMPEDIR DARTAGNAN DE SE TORNAR UM MOSQUETEIRO REAL. MAS ELE TAMBÉM TêM ALIADOS NESSA SUA JORNADA: A BELA JULIET, UMA GAROTA (ou seria cadela?) HUMILDE QUE ALÉM DE AJUDA-LO TERIA UM "AFFAIR" COM O MESMO, E OS PRÓPRIOS MOSQUETEIROS QUE PASSARIAM A ADMIRAR SUA DETERMINAÇÃO E SEU TALENTO COM A ESPADA.

OS SMURFS

O começo:

Os Smurfes (The Smurfs) FOI UM DOS DESENHOS MAIS POPULARES DA DÉCADA DE 80 INCLUSIVE, DANDO ORIGEM A OUTRO DESENHO , OS SNORKS. IDEALIZADOS POR PIERRE CULLIFORD (1928-1992), PEYO, EM 1958, NA BÉLGICA, OS SMURFS APARECERAM PELA PRIMEIRA VEZ COMO PERSONAGENS SECUNDÁRIOS EM UMA DAS HISTÓRIAS DE "JOHAN´S AND PEEWIT´S ADVENTURES ", MAS LOGO GANHANDO SEU PRÓPRIO ESPAÇO , COM O EPISÓDIO "OS SMURFS E A FLAUTA MÁGICA ". EM 1981, OS SMURFS FORAM DESCOBERTOS POR FRED SILVERMAN, DIRETOR DA NBC NETWORK, NOS EUA, QUANDO TIVERAM SEU PRIMEIRO SHOW NA TV AMERICANA .

O desenho:

TENDO UMA ALTURA EQUIVALENTE A APENAS TRÊS MAÇÃS, OS SMURFS VIVEM NUMA VILA DE COGUMELOS, ONDE SÓ ENTRA QUEM FOR CONVIDADO. ESSAS PEQUENAS CRIATURAS TÊM APROXIMADAMENTE 100 ANOS. SENDO PAPAI SMURF O MAIS VELHO, COM ALGO EM TORNO DE 550 ANOS. MAS ELES NUNCA ENVELHECEM !!

Os Smurfes:

 



PAPAI SMURF
É O MAIS VELHO E O LIDER DOS SMURFS. ELE É EXTREMAMENTE SÁBIO E ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR UM SMURF QUE ESTEJA EM APUROS. É TMABÊM UM ÓTIMO ALQUIMISTA.

 



SMURFETE É A ÚNICA MULHER DA VILA NA MAIORIA DOS EPISÓDIOS. ELA FOI CRIADA POR GARGAMEL PARA ATRAIR OUTROS SMURFS, MAS A MÁGICA DE PAPAI SMURF A TRANSFORMOU NUMA CHARMOSA SMURF QUE TODOS NA VILA ADORAM.

 


GÊNIO
É O ÚNICO SMURF QUE LEVA TUDO A SÉRIO. É O MAIS INTELIGENTE. ESTÁ SEMPRE POR PERTO QUANDO PRECISAM RESOLVER ALGUM PROBLEMA É GERALMENTE QUEM BOLA OS PLANOS PARA FUGIR DAS EMBOSCADAS DO GARGAMEL. MAS VAMOS ENCARAR: ELE É UM CHATO !

 

 


JOKEY É O MAIS BRINCALHÃO DOS SMURFS E AS VEZES DEIXA TODOS IRRITADOS COM SUAS BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO. ELE PASSA O TEMPO TODO BOLANDO PRESENTES EXPLOSIVOS PARA DAR AOS OUTROS SMURFS, QUANDO ABERTA, A CAIXA EXPLODE NA CARA DO SMURF PRESENTEADO. VOLTA E MEIA O FEITIÇO SE VIRA CONTRA O FEITICEIRO E ACABA EXPLODINDO EM SUA PRÓPRIA CARA.

 



GROUCHY ESTÁ SEMPRE DE MAU HUMOR, MESMO SE ESTIVER UM POUQUINHO ALEGRE NUNCA VAI ADMITI-LO. NÃO IMPORTA O QUE DIGAM, ELE É SEMPRE DO CONTRA. ADORA O BEBE SMURF E SASSETE , MAS NÃO DEIXA NINGUEM SABER DISSO .

 



COOK SMURF FAZ AS SOBREMESAS MAIS GOSTOSAS DE TODA A VILA E FICA MUITO ZANGADO QUANDO ALGUÉM ROUBA COMIDA DE SUA CASA. É IMPOSSÍVEL NÃO RECONHECÊ-LO COM SEU LOGO CHAPÉU E AVENTAL.




COMILÃO (OU GULOSO) É O SMURF MAIS ESFOMEADO. TUDO PARA ELE É UMA DELÍCIA, MAS DO QUE ELE GOSTA MESMO SÃO AS GULOSEIMAS DO COOK SMURF.

 

 

HARMONY TEM A ALMA DE UM GRANDE MÚSICO, MAS NÃO O TALENTO. ELE PASSA O TEMPO INTEIRO TOCANDO SUA CORNETA, PARA TORTURA DOS OUTROS SMURFS.

 

 



POETA
VIVE AS VOLTAS COM SUA CANETA DE PENA E SEU PERGAMINHO, ESCREVENDO PROSAS. SONHA TANTO COM SUAS POESIAS QUE AS VEZES NEM PERCEBE NOS PERIGOS QUE SE METE.

 

 


APAIXONADO É O MAIS ROMÂNTICO DOS SMURFS. DESDE A CHEGADA DE SMURFETE TODOS NA VILA ESTÃO APAIXONADO, MAS NÃO MAIS DO QUE ELE. PASSA O DIA SONHANDO COM ELA, ESCREVENDO SEU NOME NOS TRONCOS DAS ÁRVORES...

 

 



VAIDOSO
USA UMA FLOR NO CHAPÉU E VOLTA E MEIA ESTÁ SE OLHANDO NO ESPELHO. QUER ESTAR SEMPRE BEM ARRUMADO, ESPECIAMENTE PARA SMURFETE . ELE PODE ATÉ AJUDAR ALGUM SMURF QUE PRECISE, MAS SUA APARÊNCIA É O MAIS IMPORTANTE .

 

 

 

OS VILÕES:

 

GARGAMEL MORA NUMA CASA VELHA NO MEIO DA FLORESTA. SEU MAIOR DESEJO É CAPTURAR ALGUNS SMURFS, MAS SUAS TENTATIVAS SÃO QUASE SEMPRE EM VÃO E QUANDO ELE FINALMENTE CONSEGUE ESSAS PEQUENAS CRIATURAS SEMPRE ARRANJA UMA FORMA DE ESCAPAR.

 

 

AZRAEL É O GATO DO GARGAMEL. ESTÁ SEMPRE SEGUINDO SEU MESTRE ESPERANDO QUE UM DIA ELE CAPTURE UM APETITOSO SMURF PARA PODER COMER.

 

 

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